domingo, 10 de julho de 2011

História do esmalte e algumas curiosidades!

Gurias vocês já pesquisaram sobre a história do esmalte? Onde tudo começou?
Andei pesquisando e está aqui tudo o que consegui...


Estima-se que o costume de pintar as unhas começou 3500 anos antes de Cristo. Os Egipcíos, chineses, italianos e japoneses já tinham este hábito. Era utilizada uma mistura de váááááários ingredientes como: Clara de ovo, cera de abelha, gelatina, henna e até petálas de flores.

As Egipcías utilizavam henna preta nas unhas. Já as pertencentes a realeza usavam tons mais vibrantes. Cleópatra tinha preferencia pela vermelha-escura, já Nefertiti gostava do tom rubi.

Em 600 anos antes de cristo, no tempo da dinastia Chou, já existiam cores específicas designadas às mulheres da realeza para separa-las das pessoas comuns, quem usassem as cores da realeza e não pertencessem eram executadas!!!


Os chineses, em meados de 3 a.C usavam tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) para designar uma ocupação privilegiada na hierarquia social.

Os romanos usavam material abrasivo para polir as unhas.

No século XIX o cuidado se resumia em deixar as unhas curtas com lima e as vezes perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro

No começo do século XX os esmaltes resurgiram com soluções coloridas que ficavam fixadas algumas horas.
Mais atualmente em 1920, na França, que o nosso esmaltinho de cada dia foi criado. não era exatamente como hoje, era um verniz, surgiu com os irmãos Charles e Martin Reverson e servia para proteger a pintura dos carros. Em 1927 os irmãos Reverson juntamente com o químico Charles Lachmann mais a maquiadora Michelle Menard tiveram a idéia de colorir as unhas com um verniz que pudesse ser dissolvido com um solvente e que fosse fácil de armazenar.

Foi então que os irmãos viram um grande potencial no novo produto e criaram uma fábrica batizada de Revlon e em 1932 começaram a ser vendidos.

Hoje a indústria já disponibiliza uma gama gigantesca de cores, cheiros, sabores...hehehe ainda bem né?!


Espero que tenham gostado desta humilde aulinha de história...

Ah, e sigam o blog gurias!!! É só clicar em seguir o blog!!!

bjs
Bel

Um comentário:

  1. Adorei o tema!
    Sou fã da cultura egípcia e esmaltólatra assumidíssima!
    BJiM!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog!!!