segunda-feira, 11 de abril de 2011

A marca de esmalte que você passou não durou? A culpa pode ser sua!

Gurias, pretendo neste post esclarecer um "mito" do mundo esmaltístico e ajudar a fazer com que os esmaltes tenham maior durabilidade quando esmaltados!
Frequentemente ouvimos dizer que essa ou aquela marca não dura nada. Será que a gente não pode dar uma ajudinha? Podemos sim...

1ª Fase: Preparação
Primeiramente como já estamos CARECAS de saber, devemos preparar as unhas e isto inclui muitas coisas que são determinantes no resultado final.
Tudo começa com a hidratação das cutículas. SIM devemos hidratar todos os dias! Olha gurias, eu já fiz inúmeras loucuras em busca de uma melhor hidratação. Eu gosto muito de usar hidrante da natura nas unhas ( vejam bem, não é específico para isto, é qualquer um mesmo). Eu lambuzo bem as cutículas e deixo uns minutinhos ali. Fica bem molinho e macio. Hoje existem muitos produtinhos ex: Cera Nutritiva da Granado, Luvinhas com hidrantes (encontrada em lojas de cosméticos), Mira cutícule da Avon (em breve post sobre ele), amolecedor de cutílas da Risqué e etc. Estes precisam ser usados diariamente para que as nossas "pelinhas" fiquem bonitas! No meu caso eu preciso tirar as cutículas na maioria das vezes pois a minha alergia "fabrica" MUITA cutícula, mas quando posso não tiro. Para as pessoas "normais" o ideal é abolir o alicate, pois quando mais se tira a cutícula mais rápido ela cresce.
2ª Fase: Limpeza da unhas
Feito a primeira parte precisamos limpar bem as unhas. Escutem meninas, o nosso corpo produz mais ou menos de meia em meia hora óleo e por isso antes de passarmos a base temos que limpar e remover todo esmalte e gordura do hidratante ou óleo. Limpamos as unhas de uma mão, passamos a base e depois a outra. Eu sei parece meio óbvio mas a diferença esta nos detalhes! Quanto mais limpas mais o esmalte vai durar.
3ª Fase: Esmaltação
Após passada a base (ah não esqueçam que a base não deve ser passada certinha e sim borrar uns 3 milimetros para facilitar a limpeza dos borradinhos) seguimos para a aplicação do esmalte.
Gurias, a primeira camada tem que ser fina e, quanto mais seca ela estiver quando passarmos a segunda, melhor. A segunda também fina e se necessário uma terceira. NUNCA esmaltar em ambientes com ar condicionado, vento ou ventilador correndo sério e certeiro risco de criar bolinhas!
Sempre que passada uma camada temos que pegar o palitinho de laranjeira e passar em volta da unha para remover o excesso.

Eu diria que um angulo de 45graus da pontinha do palito e da unha é o ideal.
4ª Fase: Acabamento da "pintura"
Finalizar com um bom top coat é essencial. Ele ajuda a manter o brilho e durabilidade.
Hoje em dia existe inúmeras coberturas nacionais boas, praticamente todas marcas.
Nesta fase também podemos aplicar um óleo secante para evitarmos um acidente na hora de tirar os borradinhos!
5ª Fase: Limpeza dos borradinhos
Gurias esta é a fase mais chata na minha opinião. Para esta parte precisamos de um palitinho de laranjeira, algodão e removedor de esmaltes. Tem que ter paciência. e muita... Mas se foi tirado bem o excesso na 3ª fase facilita muito. Além disso precisamos tirar o excesso da ponta da unha. É bem simples, é só colocar o palitinho em um angulo de 90graus com a unha e passar.

Eu por exemplo não tirava o excesso da pontinha e o esmalte vivia lascando (e a culpa era do fabricante!).
Uma diquinha: se quiser que o esmalte seque mais rápido enfia a mão em uma bacia repleta de gelo!!! Funciona!!!

Então gurias vamos parar de culpar as marcas e treinar mais a esmaltação que com jeitinho tudo se resolve.

Espero ter ajudado!
bjs
Bel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog!!!